28 de ago. de 2014

6º Salão Medplan de Humor desembarca na UESPI

Home / Notícias / 6º Salão Medplan de Humor desembarca na UESPI
Salão

6º Salão Medplan de Humor desembarca na UESPI

Alunos, professores, funcionários e o público em geral que frequenta a instituição poderão se divertir com as 40 obras selecionadas até a próxima semana.
Quarta-feira, 27 de Agosto de 2014
Após uma temporada no Colégio Liceu Piauiense, chegou a vez da Universidade Estadual do Piauí – UESPI receber a mostra itinerante do 6º Salão Medplan de Humor. Alunos, professores, funcionários e o público em geral que frequenta a instituição poderão se divertir com as 40 obras selecionadas até a próxima semana.
O Salão está exposto no Campus Pirajá, no corredor que dá acesso à biblioteca da Universidade.
Nesta edição, a mostra organizada pelo maior plano de saúde do Piauí escolheu como tema as Eleições. O assunto, que incita diversas reflexões e discussões, resultou em um show de criatividade de artistas do Brasil e mundo, que abordaram a temática com muito bom humor.
Foram cerca de 500 trabalhos inscritos, sendo que aproximadamente 130 deles são de origem estrangeira, o que reflete a credibilidade e o sucesso do Salão Medplan de Humor no universo da charge e do cartum em diversas partes do mundo.
A mostra itinerante continuará em circulação por instituições de ensino e pontos de cultura espalhados por Teresina. 
A.N.
Fonte de onde retirei o conteúdo.

25 de ago. de 2014

1º CONFERENCIA EXTRAORDINÁRIA MUNICIPAL DE CULTURA.


TEXTO E ILUSTRAÇÃO, REALIZADA PELO AMIGO E GRANDE ARTISTA MARCELO MARQUES LOPES.
Dia 23 e 24 de Agosto, o Clube do Aro participou da 1a. Conferência Municipal Extraordinária de Cultura, organizado pela Fundação Cultural de Curitiba, com uma delegação de iIustração. A participação dos 10 delegados tinham a premissa de representar a "Ilustração "(que fique claro, que o termo "ilustração" utilizado aqui, representa o quadrinhos, caricatura, animação e ilustração) nas votações e proposições para a minuta de reformulação do estatuto da Fundação para os próximos 10 anos.
Foi uma grande responsabilidade para os delegados, pois tínhamos a incumbência de criar propostas, para tentar incluir e promover a Ilustração, e talvez enfim termos acesso aos benefícios, incentivos e programas que a Fundação oferece para o município.
Participando das conferências e dos seminários anteriores, ficou evidente que a ilustração nunca teve representatividade efetiva dentro desse mecanismo cultural, pois no estatuto da Fundação, nem somos considerados como um setor cultural, sempre fomos vinculados ao Setor de Artes Visuais.
Assim essa demanda de criação de um "Setor de Ilustração" permeou os trabalhos dessa delegação, haja visto que o conceito histórico da ilustração, somado a sua participação no mercado cultural da cidade, já justificaria esse espaço. Mas também confirma que esse setor merece há muito tempo uma representação dentro da sua especificidade artística e cultural.
A delegação brigou em 2 conferências e 4 seminários para tentar incluir a ilustração no maior números de artigos e moções possíveis, na tentativa de buscar soluções para: o abandono do patrimônio e da Gibiteca, pelo reconhecimento da ilustração para projetos de lei de incentivo específicos, pela criação da sede para ilustração, pela regulamentação da profissão,etc.
Nesse final de semana aconteceu a plenária final, com a elaboração, votação e remate do texto da minuta. Nossa representação obteve grandes vitórias, que transformaram essa participação num marco na militância para a ilustração ser mais reconhecida.Tivemos ao todo 4 propostas incluídas, votadas e aprovadas pela maioria, e todas elas privilegiam a ilustração de alguma forma.
Mas a grande vitória foi a aceitação da Ilustração como um Setorial Cultural, isso permite a ilustração eleger 1 representante e 1 suplente para integrar o Conselho Municipal de Política Cultural, isso é um grande feito pois ganhamos uma cadeira para participar de todo o processo de acompanhar, votar e fiscalizar a Fundação Cultural, também passamos a ser um setor junto com outros 29 representantes do colegiado setorial de Curitiba, como o teatro, moda, design, musica, dança, etc.
Todas essas conquistas foram mérito dessa delegação e do empenho do Clube do Aro em assumir essa diligência, não podemos deixar de creditar e parabenizar também Luiz Henrique Jyudah Silva Jacarelli que foi quem começou todo esse processo, e que junto com os integrantes do Clube do Aro dedicaram seu tempo, seus conhecimentos, e sua disposição em prol do coletivo de desenhistas de Curitiba.
A cadeira da Ilustração já está garantida no Conselho e a partir de agora ganha-se a oportunidade de participar efetivamente do processo cultural da cidade, é uma grande oportunidade e sabemos que os ilustradores respeitarão esse espaço, com responsabilidade, dedicação, compromisso, cidadania e participação.
Membros delegados participantes das Conferências:
 Marcelo Marques Lopes;
 Antonio Eder;
Luiz Henrique Jyudah ;
Silva Jacarelli;
 Walkir 
 Fernandes;
 Natan; 
Ser Cabral;
 Fabrizio Andriani;
 Diéquison Frique; 
Tatiani Santos;
Fulvio Pacheco;
 Osmar Ritter jr;