25 de mai. de 2013

22 de mai. de 2013

ION LUCA CARAGIALE to Romenia

This drawing I did for the guinness book a competition of Caricature

A arte de desenhar e brincar com linhas e traços faciais


A arte de desenhar e brincar com linhas e traços faciais

*Colaboração: Kauanna Batista Ferreira

Desde criança, Osmar Ritte Júnior já demonstrava sua paixão pelos desenhos. Depois de trabalhar em outras áreas, recebeu um pedido muito grande de caricaturas, não só aceitou como decidiu levar isso como uma carreira para sua vida. Em entrevista para o Jornalística CWB, ele fala sobre sua profissão como cartunista, desenhista, ilustrador e cartunista, confira:

                                Osmar Ritter Junior, desenhando; Foto: Kauanna Ferreira

Há quanto tempo trabalha com Caricatura?
Há mais de oito anos estou atuando no mercado, a primeira encomenda que surgiu foi o pedido para desenhar 125 rostos, não titubeei e aceitei o desafio. A partir deste dia, iniciei a carreira profissional de caricaturista.
   Antes disso qual era a sua profissão?
Trabalhei em algumas áreas totalmente fora do meio artístico e não me adaptei. Quando estudava na faculdade, no curso de Desenhista Industrial, trabalhei com projetos na indústria moveleira, passado algum tempo sai desta empresa e fui trabalhar em uma outra, como ilustrador. Lá fiz grandes amigos, os quais mantenho até hoje. Nesta época, eu já caricaturava as pessoas mais próximas e sempre recebi muito incentivo delas. Eu sempre ouvia destes conhecidos 'você deve investir nesta carreira', 'você tem talento', coisas do tipo. Por isso, decidi investir na carreira de caricaturista.

Quando você percebeu que gostava de desenhar?
Desde pequeno eu já apresentava alguns sinais que gostava muito de desenhar, sempre copiando alguma figura do gibi. E todos à minha volta percebiam isso.  E continuo gostando até hoje, acho que vou gostar até quando permanecer vivo neste mundo. É algo inexplicável só quem desenha conhece esta satisfação interior de executar algumas ilustrações.

O que é preciso para iniciar a carreira de desenhista?
Eu diria que alguns elementos primordiais tais como: amar o que se faz, não prestar a atenção nos comentários negativos, uma pitada de cara de pau para desenhar uma pessoa que você nunca viu antes, e confiar muito no que se faz. Além disso, sempre treinar caricaturando as pessoas do seu convívio, para ter assim a agilidade, velocidade e qualidade no traço. Hoje com a prática eu levo cerca de cinco minutos para desenhar um rosto em um evento.

Arquivo Pessoal

Qual foi o seu primeiro trabalho?
Realizei a caricatura de um grande amigo, nós estávamos em uma lanchonete e já há algum tempo eu estava devendo a sua caricatura. Então, ele resolveu me cobrar ali. O local estava cheio, com muitas pessoas ao entorno. Fiz o desenho dele, e a partir deste momento já tive as primeiras encomendas. Ganhei um bom dinheiro aquela noite vendendo os trabalhos, consegui pagar a conta da lanchonete e ainda sobrou uma boa quantia.

Você teve o apoio da sua família?
Sim tive apoio, pois o que considero muito importante é trabalhar em uma atividade a qual goste de realizar. E receber para isso é realmente magnífico. Afinal como diz o meu amigo Ari Vicentini, 'essa é a única profissão que se recebe sorrisos em troca'. E isso é uma verdade, concordo com a opinião dele.

Ser desenhista é uma tarefa fácil para quem pratica?
Nada nesta vida é fácil, principalmente ganhar dinheiro honestamente. Primeiramente, o artista deve ser muito persistente, por que nunca ele está satisfeito com o resultado final do seu trabalho, é um perfeccionista nato e, assim como todas as outras atividades, exige-se muito treino. Treinar até a exaustão, dia após dia. Às vezes ouço que saber desenhar é um dom que o artista possuiu, até concordo, mas acho que é uma mistura destes dois fatores: quando se faz o que se gosta, você treina e faz por prazer e, quanto mais se  tem prazer, mais se treina. A habilidade vai se adquirindo com o passar dos anos.

Na sua profissão o que o profissional tem que ter, saber ou ser?
Como em todas as outras profissões o que é primordial é ter educação, respeito, disciplina e saber lidar com as adversidades das pessoas. Paciência para negociar com o cliente, respeitar os prazos e sempre ouvir o cliente, para conseguir captar o que ele deseja neste trabalho, atingindo assim a satisfação de ambos.

Alguém já pediu uma caricatura inusitada?
Sim, eu estava indo para um evento na Região Metropolitana de Curitiba, junto com um grupo de palhaços que iriam se apresentar. Durante o trajeto, um integrante pediu uma caricatura que desenhei dentro da Kombi, em movimento. É muito difícil desenhar em um veículo andando. Foi um lugar inusitado, nunca tinha feito caricatura ao vivo, dentro de uma Kombi. Outro trabalho diferente que fiz foi desenhar a caricatura de alguns bichos de estimação.

Arquivo Pessoal

Até hoje desde o início da sua carreira quantos desenhos já fez?
Olha, sendo sincero não tenho ideia. Sei que foram muitos, pois são mais de oito anos desenhando as pessoas nas mais diversas ocasiões que sou contratado. Já desenhei em escolas, hospitais, festas de casamento, aniversários, empresas na grande Curitiba e na Região Metropolitana. Imagino ter desenhado cerca de umas mil pessoas neste tempo de profissão.

Qual foi a pessoa mais importante que você caricaturou?
Desenhei algumas pessoas influentes  no mundo da política, fiz a caricatura do Ziraldo, do apresentador Antonio Abujamra, que apresenta o programa Provocações, e o cantor de música gospel Thales, dentre outras personalidades.

Alguém já falou na sua frente que não gostou do seu trabalho?
 Qual foi a sua reação?
Nestes oito anos de profissão apenas duas vezes aconteceu isso. Uma delas foi em um evento,  num hospital. Desenhei uma senhora e ao entregar ela disse: "nossa que horrível!". No momento eu ri e perguntei se ela sabia o que era aquilo, ela então perguntou se era um retrato e eu respondi: "não, é uma caricatura". Esta confusão acontece muito e quando acontece isso, muitas são as pessoas que confundem os dois tipos de artes,  a caricatura é um tipo de desenho satirizado e o retrato é um desenho fiel à imagem ou ao modelo. Neste caso, tenho certeza que ela imaginou que eu iria desenhar um retrato e, por desconhecer esta diferença, levou o susto.Em outra ocasião, foi ao ilustrar um convite de casamento, no qual a noiva queria a caricatura "bonitinha", eu fiz o trabalho com o meu estilo e ela não aprovou. 
  
Como funciona o trabalho para dar início ao desenho?
Representar em caricatura significa que o profissional tem uma percepção apurada, observando a fisionomia das pessoas que ele irá desenhar de uma forma muito bem humorada e divertida. É necessário captar e destacar as principais características de cada um dos caricaturados, para que eles possam se identificar ao verem o desenho concluído. Cada artista possui uma visão diferenciada do desenho a ser realizado.

Arquivo Pessoal
O que é mais difícil para se desenhar?
Na minha opinião, ambos os trabalhos, tanto a caricatura quanto o retrato são difíceis para se desenhar, e cada artista se adapta a um estilo, ou outro ou os dois, varia de artista para artista. Eu, particularmente, acho o retrato mais difícil de ser realizado, principalmente retrato feminino, pois demanda mais tempo e exige do artista  sensibilidade e certa sutiliza e delicadeza nos traços, já os homens possuem uma expressão robusta e o formato do rosto é diferente, é mais retangular. Nos desenhos femininos, o rosto tem formas mais arredondadas. O formato da boca, olhos, nariz, dentes, cabelos também são bem diferentes do modelo masculino.

 Hoje você só trabalha com isso?
Sim, tudo que faço é envolvido com a arte. Eu ministro aulas de desenho e trabalho em eventos diversificados desenhando as pessoas ao vivo. Pretendo formar mais parcerias com as empresas que organizam os mais diversos eventos na cidade e, se alguém tiver interesse, é só entrar em contato (informações abaixo). Este trabalho é um diferencial no seu evento, seja ele um aniversário, casamento, palestras em empresas.  Graças a Deus, tenho feito alguns eventos e tenho tido muitas encomendas para ilustrar os mais diversos convites e objetos em geral. Tenho feito pintura em tela e vendido algumas encomendas, das quais cada cliente tem um quadro exclusivo.

É uma profissão que ajuda na renda ou às vezes você tem ou já teve dificuldades financeiras?
Arquivo Pessoal
Quanto maior a divulgação, mais pedidos de orçamentos são gerados. Normalmente, estes pedidos chegam até a minha caixa de e-mail e assim vou fechando os eventos, que é o que mais gosto de fazer. Tenho meu blog, que recebe diariamente em torno de 70 visitas. Já dei entrevistas para um programa de rádio, programas de TV, alguns blogs, e isso tem me ajudado muito de uns tempos para cá. Possuo alguns trabalhos no exterior, como na Alemanha, em Londres, nos Estados Unidos, na Arábia Saudita, no Kenya, na África, na França, no Japão e na Russia. Graças a Deus, até hoje não passei por dificuldades financeiras.
Ano passado, fiz um curso de intercâmbio e estudei inglês em Londres. Fiquei lá por algum tempo e conheci gente do mundo todo. Minha sala era grande e foi uma experiência muito gratificante. Vi os diferentes tipos de cultura e desenhei muita gente por lá, cada pessoa de um país diferente. Tive a oportunidade de conhecer o Museu do Cartoon, que é o sonho de qualquer desenhista. Pude observar os esboços e obras consagradas de grandes artistas  como Walt Disney, William Hogarth, James Gillray, David Low, H. M. Bateman, William Heath Robinson, Ronald Searle, Dudley D Watkins, David Lloyd and Steve Bell, entre muitos outros.


Qual é o tipo de material usado para se desenhar? 

Basicamente, uso os mais diversos tipos de lápis próprios para desenho, papel com uma espessura acima de 180 gramas, prancheta, borracha bem macia, esfuminho, limpa tipos.





Existe diferença entre os materiais usados na caricatura ao vivo da encomenda feita por fotografia?

No trabalho executado ao vivo prevalece sempre a dinâmica e a velocidade, por isso, costumo utilizar o lápis 8B e canetinha hidrocor para dar acabamento. Já na encomenda feita por fotografia, dependendo do destino da caricatura, utilizo lapiseira 0,5 mm para realizar o primeiro esboço e, para finalizar, uso caneta nanquim. Quando o trabalho é colorido, o processo é semelhante ao manual, mas as cores são aplicadas usando o computador. O trabalho é feito no papel e depois é digitalizado, sendo assim transformado em arquivo.
Há também a possibilidade de se desenhar direto no computador, usando um tablet, que é um acessório acoplado ao micro. Você desenha e sai diretamente na tela. Eu, particularmente, não gosto muito de desenhar diretamente no tablet, porque o desenho perde um pouco da liberdade e do gestual, que no papel é inconfundível.
Quais os conselho que você daria a alguém que tem vontade de aprender e, quem sabe futuramente, seguir esta profissão?

Jamais desista dos seus sonhos, não dê ouvidos a quem tem opinião contrária a sua. Treine muito, estude, pesquise em livros e revistas sobre o tema, converse com outros artistas, perca a timidez e risque e rabisque muitos papéis. Não se preocupe se o seu desenho não está parecido com o qual você se propôs a copiar, todos os desenhistas aprendem copiando, só mais tarde, depois que você possuir um bom repertório, é que você começará a criar os seus próprios desenhos. E, é claro, boa sorte!

Entrevista ao site Jornalística CWB:



Se interessou pela trabalho? Segue contatos:




Face book: Osmar Ritter Júnior ( Caricaturista)
Twitter: @Caricartista

GMAIL: obrjcaricaturas@gmail.com